Artigos

Quais são os impostos e obrigações fiscais para Pessoa Física?

Artigos

Impostos e obrigações fiscais para pessoa física

Tratar de impostos é uma temática que não agrada a maioria das pessoas. Entretanto, é uma obrigação de todos os cidadãos para com o governo, e não a cumprir acarreta multas e penalidades legais. Porém, você sabe quais são os impostos e obrigações fiscais para Pessoa Física que está sujeito?

Quase todo mundo sabe que deve fazer, anualmente, a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Além disso, também todo ano, tem o recolhimento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Impostos e obrigações fiscais para Pessoa Física

IRPF

Obrigatório para todas as pessoas, porém, dependendo da renda há isenção. Todo ano, é preciso declarar à Receita Federal o rendimento referente ao ano anterior. A alíquota do imposto de renda varia de 7,5% a 27,5%.

Normalmente, o imposto de renda é retido em fonte, para trabalhadores assalariados e, dependendo da declaração, a pessoa tem direito a restituição de parte desse valor.

IPTU

Todos os proprietários de imóveis precisam pagar o IPTU, que incide tanto sobre a edificação (Imposto Predial) ou sobre o terreno sem construção (Imposto Territorial). A cobrança é feita, anualmente, pela Prefeitura e o valor pode ser pago à vista ou parcelado.

IPVA

Valor cobrado, todos os anos, de quem possui veículo no nome. A alíquota varia conforme estado e incide sobre o valor do veículo na tabela Fipe.

Outras obrigações

Além desses impostos e obrigações fiscais para Pessoa Física, há tributos que incidem nos produtos e serviços e, portanto, são pagos ao adquirir alguma mercadoria ou contratar um determinado serviço.

Nesses casos, há o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). Este último incide sobre transações bancárias, como contratação de empréstimos ou emissão de boletos, por exemplo.

Para evitar problemas com os órgãos governamentais, além de economizar com multas, conta com o apoio de um contador de confiança é fundamental nesses casos. Seja para fazer a declaração de imposto de renda ou como consultoria na hora de organizar as contas pessoais.

A T&M Assessoria Contábil tem a equipe preparada para te atender em Curitiba e te direcionar em todas essas questões.
Acesse nossos serviços e saiba mais!